I.N.R.I e seus muitos significados

Publicado: setembro 4, 2012 em Conhecimento Antigo, Teorias da Conspiração
Tags:, ,

Um dos mais conhecidos simbolos do cristianismo é sem dúvida a cruz, não vou me prender ao significado da cruz nessa matéria, deixando isso para um próximo tópico, hoje iremos juntos pesquisar sobre as origens de um outro simbolo ou representação que está quase sempre presente ao simbolo da cruz, a inscrição I.N.R.I.

Todo cristão sabe que o seu significado judáico-cristão é  :

” Iesus Nazarenus Rex Iudaeorum “

Ou seja, “ Jesus de Nazaré Rei dos Judeus “ , isso é o que nos é ensinado atravéz dos vários anos e pelas mais diferentes ” autoridades do clero “.

O que não nos é ensinado é que as iniciais I.N.R.I já eram usadas a muito tempo,bem antes do início da era cristã.

I.N.R.I é um tetragrama que pode ter vários significados dentro dos diversos níveis hierárquicos existem dentro dos ensinamentos da gnose ou sociedades de conhecimento, e vem de tempos muito antigos, e é seguramente uma palavra de significados ” herméticos “.

Apenas para citar alguns desses vários significados e para entender melhor suas origens e seus própositos, um dos mais conhecidos talvéz seja o termo usado pelos Rosa-Cruz :

” Igne Natura Renovatur Integra ”  o qual traduzido do Latin vem a ser : A Natureza é Totalmente Renovada pelo Fogo, para alguns esotéricos o fogo é muitas vezes representado pelo Sol. Esse significado Rosa-Cruz é apenas um de vários existentes.

É alegado que os persas antigos usavam o  tetragrama ” INRI ” como uma definição ou aforismos diferenciados :

” Ignem Natura Regenerando Integrat. ” , ” Igne Natura Renovatur Integrat ”  e  ” Igne Nitrum Roris Invenitur “

Aparentemente a sigla INRI não foi uma invenção judáico-cristã ( aliás, como muitas outras… ) , o uso do tetragrama já era conhecido e usado pelos antigos egípcios, entre os páris e até mesmo entre os maias e astecas onde curiosamente o deus Sol era conhecido como INTI.

Alguns estudiosos dão as mais diversas explicações sobre o tetragrama, cada qual  querendo ” vender o seu peixe ” , como Eliphas Levi que afirmava  INRI ser um mantra sagrado onde se entendia ”  Isis Naturae Regina Ineffabilis “.

No livro Christianity and American Freemasonry, de W.J Whalen , existe uma citação ao tetragrama em um grau do ” Rito Escocês Antigo e Aceito ” que diz :

” Da palavra INRI, escrita na Crux Ansata sobre o assento do Mestre, muitos significados são atribuídos”    ( tradução livre chaos d.c ).

Curiosamente ” Crux Ansata “ não é um simbolo com origens judáico-cristã, suas origens remotam o antigo egíto, onde ela é mais conhecida como Ankh  , e é vista em quase todas as representações religiosas egípcias até agora conhecidas.

Um outro significado de origens não totalmente esclarecidas seria um onde o tetragrama INRI  seria usado como a representação em hebráico dos quatro elementos :

“Iam (água), Nour (fogo), Ruach (ar) e Iabeshah (terra). “

Como podemos analizar, as inícias I.N.R.I tem origens e significados variados e até mesmo controverso no que diz respeito ao seu uso judáico-cristão, de todos os significados conhecidos ( é provavél que existam muitos mais ) talvéz o que mais chama atenção seja o usado pelos jesuítas que diz :

” Justum Necare Regis Impios “ , que significa :

” É Justo Matar os Reis Ímpios. ”

 

Essa matéria foi compilada a partir de vários livros, textos e escritos  facilmente  encontrados na internet, dos quais eu cito como principais fontes de pesquisas :

http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/ensaios/thor_4.htm

http://www.archeo.uj.edu.pl/saac/12/12.8.pdf

http://www.ceismael.com.br/oratoria/dicionario-de-latim.htm#INRI

Livro : Christianity and American Freemasonry, William Joseph Whalen,1958

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s